Pó de Brita
A Brita, que é classificada como um agregado, é um material considerado artificial, pois é produzida a partir de uma outra fonte, que são as rochas maiores extraídas de pedreiras e fragmentadas após um processo de qualificação industrial. Ela tem várias classificações de acordo com o tamanho na qual é fragmentada, e cada um desses tamanhos é usado para um propósito específico no ramo da construção civil. Para que seja comercializada ela deve ter qualidade comprovada, seguindo as especificações de resistência.
Pó de brita:
-
Espessura: Sua malha é de aproximadamente 5 mm.
-
Utilização: Muito utilizado em concreto com textura afinada como na construção de calçadas, na fabricação de pré-moldados,
-
Vantagens: Facilita a modelagem, estabiliza o solo na produção de argamassa para o contrapiso, também pode usado na produção de asfalto.
A obtenção dos materiais é feita através de um conjunto de operações que permitem a retirada de pedra natural da jazida e reduz a formas e tamanhos compatíveis para o uso e aplicação em obras de engenharia. O desmonte e a britagem da rocha compreendem os seguintes processos:
Decapagem do terreno
Nesse processo é efetuada a limpeza das bancadas, com máquinas e caminhões a fim de remover a argila e outros materiais impróprios para a britagem.
Desmonte da rocha
É feito pela ação de explosivos, são executadas perfurações na rocha, previamente calculadas no plano de fogo. Onde em seguida é realizado o carregamento com explosivos e posteriormente detonação.
Transporte da mina para a britagem
O carregamento do material detonado é feito com escavadeira hidráulica em caminhões basculantes que transportam o material da mina até a britagem primária.
Britagem primária
O material proveniente da mina é descarregado na baia de alimentação e lançado para dentro do britador de mandíbulas, onde é triturado.